Eu sou a favor de cuidar sem ser chata, levo saquinhos de lixo na praia e pego além do meu lixo o lixo dos porquinhos que deixam na areia. Coloco papel no bolso mas não jogo na rua, por menor que seja...Mas agora resolvi fazer a minha parte um pouco melhor, divulgando coisas simples mas que muitos não se preocupam e até eu mesma a pouco tempo não me preocupava tanto...Mas quero ter filhos, estou fazendo tratamentos para conseguir ser mãe, e o mínimo que posso fazer é depois desse esforço todo e cuidados que estou tendo para colocar os babys no mundo é deixar um planeta bom para que possamos ver tudo lá na frente e refletir que valeu a pena o sofrimento que tenho passado.
Não precisa ser radical, basta ser racional. E coloque uma coisa na sua cabeça: a natureza pode existir para satisfazer suas necessidades, mas não a sua ganância. Evitando certos "crimes ambientais" mesmo que pequenos vamos estar fazendo nossa parte e cuidando desse planeta que ainda é lindo...
Esses filmes mostram crianças miseráveis tentando escapar da fome (é o que já temos), cidades inteiras tragadas pelas águas (nossa, temos também!), mudanças climáticas bruscas (temos mais uma vez! Chegamos a ter 3 estações num dia!)...
Infelizmente, nem tudo o que esses filmes mostram fica apenas na ficção. Boa parte dessas cenas pode vir a fazer parte da vida de nossos filhos, netos e bisnetos se o estilo de vida de nossa geração não começar a mudar. Talvez você ache que não vai viver tempo suficiente para sofrer com esses problemas. Mas é este planeta que será entregue para sua geração? Entenda melhor o que você pode fazer para assegurar um futuro mais animador para as próximas gerações:
- Conserte suas torneiras. O gotejamento contínuo gera o desperdício de 400 a 6 mil litros de água ao longo de um mês.
- Regule a válvula do vaso sanitário. A descarga do banheiro é a campeã do gasto de água, correspondendo a 33% de todo o consumo.
- Não despeje o óleo das frituras no ralo da pia. Esse gesto contamina milhares de litros de água. Coloque o óleo usado em potes no lixo.
- Planejar o supermercado de modo a evitar que frutas, legumes e verduras apodreçam na geladeira.
- Ensinar seus filhos a servir porções menores e, se necessário, repetir.
- Incentivar as políticas de planejamento familiar, que permitam às famílias mais carentes ter acesso a métodos anticoncepcionais. (Pois a população cresce aceleradamente nas zonas mais pobres do planeta, onde o acesso aos alimentos é mais limitado).
- Tome seu banho demorado, mas economize na hora de lavar a louça.
- Deixe seu computador ligado, mas desligue as luzes dos outros cômodos.
- Compre novas roupas, mas doe as antigas.
- Deixar o carro em casa duas vezes por semana. Ao pegar o ônibus, metrô ou carona você deixa de emitir 320 kg anuais de CO2.
Para quem não tem como plantar árvores existem vários sites hoje em dia que promovem isto, porém é necessário acessos a internet como por exemplo no http://www.clickarvore.com.br/ ou http://www.sosmatatlantica.org.br/, cadastre-se e plante todos os dias mudas gratuitas. Se quiser comprar mudas também é possível ser feito...E você acompanha além do plantio e local onde ela está como o crescimento da sua árvore!
Escrevo, na tentativa de fazer com que você tenha uma outra visão do que acontece “lá fora”, e que entenda que o que você faz “aqui dentro” influencia no seu próprio futuro. Não trate com descaso o lugar onde você vive. Reveja suas atitudes e ajude a preservar o seu meio ambiente.
Pense nisso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário